Desde seus primórdios, os videogames estiveram limitados por duas grandes questões: o potencial oferecido pelo hardware de cada época e as habilidades dos desenvolvedores para superar suas limitações e aproveitá-lo ao máximo. Isso permitiu a chegada de jogos surpreendentes em momentos em que parecia algo impossível em termos técnicos, e também facilitou uma evolução sustentada que nos levou a um momento em que o fotorrealismo começou a ficar "ao nosso alcance".
Nesse sentido, os consoles de videogame também desempenharam um papel fundamental. Sei que muitos de nós gostamos de brincar no PC, mas os consoles têm sido o grande motor da indústria, tanto que atualmente sua importância é tão grande que eles acabaram monopolizando os ciclos de desenvolvimento. Passou-se o tempo em que os jogos eram criados exclusivamente para PC que realmente aproveitavam o hardware da plataforma, hoje tudo está focado nos consoles estrela de cada geração, e isto tem consequências muito claras.
Os consoles tiveram efeitos muito positivos no mundo dos videogames, mas também tiveram efeitos negativos. Os ciclos de vida vêm se ampliando consideravelmente, algo que, juntamente com os desenvolvimentos exclusivos focados neles, acabou prejudicando o aproveitamento do hardware de última geração no PC e retardou a evolução dos videogames em um sentido amplo.